25 Anos do ICICT
Em 2011, o Icict completou 25 anos de existência. Para celebrar a data, o Instituto realizou vários eventos científicos, exposição, palestras e workshops, que confirmaram a importância do papel do Icict na história da Fundação Oswaldo Cruz e sua dedicação à inovação para a saúde brasileira, com ênfase no livre acesso ao conhecimento.
Um desses eventos foi o seminário “Políticas públicas de comunicação e informação para o cenário digital”, entre 4 e 8 de abril, que englobou diversos seminários
e discutiu temas de comunicação e saúde e tratou ainda das diversas frentes de atuação do Icict. O Seminário fez parte, na Fiocruz, da Semana Mundial da Saúde.
e discutiu temas de comunicação e saúde e tratou ainda das diversas frentes de atuação do Icict. O Seminário fez parte, na Fiocruz, da Semana Mundial da Saúde.
De Superintendência de Informação Científica a Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde , o Icict vem se especializando no ensino, na pesquisa e na prestação de serviços em comunicação e informação científica, análise de dados, programação visual, informática, apoio bibliográfico a pesquisadores, entre outros serviços, dirigidos não só a setores e unidades da Fiocruz, como também ao Ministério da Saúde e outras instituições do SUS.
Para as comemorações foram realizados o evento de abertura do ano letivo da unidade, 12 seminários, palestras, e montado o espaço ‘Icict para todos’, eventos que contaram com a presença de 60 palestrantes nacionais e internacionais e público de mais de mil pessoas. Também foram lançados os vídeos da parceria da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
FORAM REALIZADOS OS SEGUINTES SEMINÁRIOS:
– Políticas públicas de informação e comunicação para o cenário digital.
– Observando observatórios: informação, saúde e ambiente para a sociedade.
– Cinema, memória e imagens da saúde.
– O olhar da produção audiovisual independente sobre a saúde.
– O novo modelo de gestão da Fiocruz e seus impactos no SUS.
– Informação e comunicação na produção e apropriação do conhecimento em saúde.
– O uso das redes sociais na comunicação institucional.
– Saúde em jogo: o uso dos videogames como estratégia de comunicação.
– Redes Internacionais de Pesquisadores e Redes Sociais na Internet.
– Redes sociais, conhecimento e ação coletiva.
– Saúde na tela: televisão pública, cidadania e políticas públicas.
– Gestão estratégica em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
Fontes: Portal do Icict e Aplicativo do Relatório de Atividades/Icict