TEDx Fiocruz

O modelo TED de conferência foi criado na década de 1980 na Califórnia, Estados Unidos, para divulgar ideias inovadoras dos mais variados segmentos, entre eles Tecnologia, Entretenimento e Design. Já compartilharam´um palco do TED em diferentes países nomes como os de Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox e Al Gore. No Brasil, Regina Casé, Marcelo Yuka e Ronaldo Lemos, entre outros, já participaram dos eventos da marca TED. Em todas as edições, as inscrições para as palestras, com duração máxima de 18 minutos cada, esgotam-se rapidamente. Os TEDx são versões locais do TED organizadas independentemente. O TEDx organizado na Fiocruz teve a proposta de estimular um ambiente de inovação e foi exclusivamente dedicado a temas de saúde, de forma pioneira entre as instituições públicas da área.

O TEDx Fiocruz foi realizado no dia 19 de setembro de 2011 na Tenda da Ciência em Cena e teve como tema “Semear Ideias para Inovar em Saúde”. A proposta do Tedx foi divulgar ideias criativas, a fim de estimular um ambiente de inovação e de criatividade e trazer a público iniciativas de pessoas que participaram e vivenciaram experiências criativas na Fundação e em outras instituições de pesquisa e ensino em saúde. Apresentaram-se os seguintes participantes: Gilson Antunes da Silva (diretor da Fiocruz Mata Altântica) fez um resumo de seu trabalho no campus da Fundação em Jacarepaguá; Mitermayer Galvão dos Reis (diretor da Fiocruz Bahia) falou sobre a criação do teste rápido que permitiu o diagnóstico da leptospirose em 20 minutos; João Aprígio Guerra de Almeida (coordenador do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano) falou sobre a Rede BLH e apresentou números do avanço nacional e internacional dos bancos de leite; Suzana Herculano Houzel (neurocientista da UFRJ) falou sobre o tema, contrariando a ideia em que se associa o volume do cérebro à capacidade de raciocínio; e Marcus Matraca (criador do PalhaSUS) falou sobre o uso do riso no tratamento de doentes.

As palestras foram transmitidas ao vivo pela Rede Fiocruz, e a plateia pôde conversar com os palestrantes. Abriram o encontro o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, o gerente da Área de Sistemas de Saúde e Coordenador da Unidade Técnica de Recursos Humanos da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Felix Rígoli, e a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. O TEDx Fiocruz teve a Curadoria do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next) do Icict. Nilton Bahlis dos Santos, pesquisador e coordenador do NIT/Icict e do Next, foi anfitrião do evento, que contou com patrocínio do BNDES.

 

PARTICIPARAM NO TEDX FIOCRUZ:

Promoção – Presidência da Fiocruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict),Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit/Icict), Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec).

Produção – Icict, presidências e vice-presidências da Fiocruz, Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next), Nit/Icict, Ascom/Icict, Video Saúde Distribuidora da Fiocruz, Multimeios, Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC/Icict), Serviço de Comunicação Visual do Icict, Serviços de Planejamento e Administração do Icict.

Apoio – Fiocruz: Diretoria de Planejamento (Diplan), Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), Coordenação de Eventos da Presidência, Canal Saúde, Museu da Vida, Ciência em Cena, Pesquisa ‘Ciência, Arte e Cultura’ do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Diretoria de Administração do Campus (Dirad), Banco de Leite Humano (BLH), Fiocruz-Bahia, Fiocruz-Mata Atlântica, Programa de Vocação Científica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Provoc/EPSJV), Rede Fiocruz.

 
 
Fontes: Site Icict e Site TEDx.