Cooperação técnica
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estabelece processos de cooperação para o desenvolvimento de atividades técnico-científicas e outros empreendimentos que contribuam para o cumprimento de sua missão.
As ações de cooperação técnica podem ser demandadas por outras instituições ou por iniciativa da própria Fundação, ocorrendo por meio do estabelecimento de parcerias ou convênios com entidades nacionais, estrangeiras e internacionais, públicas, filantrópicas ou privadas.
Cooperação técnica internacional
Ensino
Participação de alunos estrangeiros
Curso de Atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde: 1 aluno em 2013 e 3 alunos em 2014.
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Em julho de 2013, na cidade de Maputo, em Moçambique, foi assinada uma declaração dos Ministros da Saúde da CPLP reiterando os compromissos estabelecidos no Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da CPLP para o período 2013-2017.
A consolidação técnica do PECS contou com forte apoio técnico da Fiocruz, e o Icict participa ativamente neste processo.
As ações realizadas no Biênio estiveram vinculadas no item “Fortalecimento da Informação, Comunicação e Memória do Setor da Saúde”, junto com a COC e IFF:
Moçambique
Reestruturação do site do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique; Capacitação de um profissional, em visita técnica, em ferramentas de desenvolvimento Web. Visita técnica do gestor do INS (14 a 16/10), Jacinto Nhancale. Foram realizadas reuniões de trabalho com as equipes do CTIC, do Multimeios, da Rede de Bibliotecas da Fiocruz e da Biblioteca Virtual em Saúde.
Revitalização da Revista de Ciências de Saúde (RCS) do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, publicação científica do país, com a criação de um novo projeto gráfico e treinamento de profissional para manutenção e desenvolvido da publicação.
Cooperação tripartite Haiti/Cuba/Brasil
1) Atividade desenvolvida pelo Laboratório de Comunicação em Saúde (Laces)
Realização do Curso de Atualização em Comunicação e Saúde, com a participação dos professores/pesquisadores Wilson Couto Borges e Adriana Kelly Santos (Laces) e do doutorando Luiz Marcelo Robalinho Ferraz (aluno do doutoradoPPGICS).
O curso teve como objetivo provocar uma reflexão sobre a relação comunicação e saúde, na direção do quanto os sentidos interferem nas práticas, e apresentar a comunicação como um elemento estratégico de participação social e produção da saúde no âmbito local. São formados 25 profissionais ligados ao Ministério da Saúde Pública e da População (MSPP) do Haiti, dentre jornalistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.
2) Atividade desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC)
Desenvolvimento de uma plataforma de gestão, manutenção da plataforma e desenvolvimento de novas funcionalidades.
3) Atividade desenvolvida pelo Laboratório de Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde (Licts)
Lançamento do Vídeo institucional Ann Al Vaksinen – Vamos todos vacinar! 2 dirigido pela documentarista Marilu Cerqueira, bolsista do Icict no projeto desenvolvido no laboratório e coordenado pela pesquisadora Maria Cristina Soares Guimarães. Foi produzido durante a Semana de Atividades Intensivas para a Saúde da Criança, realizada no Haiti em abril de 2012, inserida na 10ª Semana de Vacinação das Américas e 1ª Semana Mundial de Imunização.
Cooperação Brasil Espanha (OPAS)
1) Atividade desenvolvida pelo Laboratório de Comunicação em Saúde (Laces)
O projeto Preceptoria em Programas de Residência: Ensino, Pesquisa e Gestão no Brasil e na Espanha. Trata-se de um convênio internacional entre Brasil e Espanha, sob os auspícios da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e apoiado pelo Ministério da Saúde, representado pelo Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Dele participam Adriana Cavalcanti de Aguiar (pesquisadora e coordenadora) e Wilson Couto Borges (pesquisador), ambos do Laces.
O Eixo central da pesquisa é a investigação/percepção dos preceptores como mediadores estratégicos de políticas públicas de saúde.
Cooperação Brasil França (IRD)
1) Atividade desenvolvida pelo Laboratório de Informações em Saúde
Nos dias 29 e 30/10/2014, pesquisadores do Observatório Clima e Saúde, do Icict, do Institute pour la Recherche et Développement (IRD), além de especialistas em malária, ambiente, monitoramento e sistemas de informação de institutos da Amazônia e do Ministério da Saúde, realizaram no auditório do INCQS o seminário “Clima, paisagem e malária: Construção de um sítio sentinela na fronteira Guiana-Amapá”.
O objetivo principal do evento foi fazer um balanço das pesquisas existentes na zona de fronteira Brasil-França. A partir deste evento foram estabelecidas metodologias para a construção de um sítio sentinela na região, que permita a caracterização e o monitoramento do impacto dos processos ambientais, climáticos e sociodemográficos sobre a malária.
Rede Brasileira de Banco de Leite Humano
O Icict mantém cooperações técnicas firmadas com diversos estados, através das Secretarias Estaduais de Saúde, para implementação de ações de expansão e consolidação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
No biênio estavam oficializados termos de cooperação técnica com os estados de: Alagoas; Amapá; Ceará; Distrito Federal; Pará; Piauí, Maranhão; Mato Groso; Minas Gerais; Paraná; Rio Grande do Norte; Roraima; Sergipe; Rondônia e Tocantins.