Tecnologias de Informação e Comunicação

Portal da Fiocruz

O Portal Fiocruz ultrapassou, em outubro de 2013 - pouco mais de um ano após sua estreia - a marca de 5,5 milhões de visualizações de página. A versão anterior do portal precisou de cerca de quatro anos e três meses para atingir essa mesma marca. O resultado, associado a outras métricas, significa que os internautas estão consumindo cada vez mais informações via Portal Fiocruz – e que este tem cumprido sua missão de divulgar os serviços e atividades da Fundação, tendo como foco o usuário-cidadão. 

Em 2013 e em 2014, a equipe do portal manteve a busca pelo incremento e atualização das páginas institucionais, em cooperação com diversas áreas da Fiocruz. Foi criada, por exemplo, a página dedicada à memória de Sergio Arouca, integrando as homenagens pelos 10 anos de sua morte. Também ganharam páginas dentro do portal a Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica, o selo Fiocruz Vídeo e a Política de Acesso Aberto. A Editora Fiocruz, que tinha site próprio, fez a migração para o portal, e agora está totalmente inserida na sua estrutura. 

A página do Concurso Fiocruz 2014 — criada especialmente para a ocasião — foi outro destaque, tornando-se uma das mais acessadas no Portal Fiocruz, desde o seu lançamento. Foram 421 mil visualizações e 257 mil visualizações de páginas únicas, consolidando-se como canal privilegiado de informação para os candidatos. Também em 2014, um episódio em particular mostra como o Portal Fiocruz tem se mantido como espaço considerado, pelo público, como fonte legítima de informação segura: a suspeita da chegada do ebola ao Brasil. Em 10 de outubro, quando foi noticiada a chegada de um caso suspeito à Fiocruz, o Portal registrou 34 mil visualizações - cerca de 50% a mais do que num dia comum da mesma semana. A notícia esclarecendo o caso, reproduzida da Agência Fiocruz de Notícias, teve 4.351 visualizações (e 2.752 visualizações únicas).

No fim de 2014, uma parceria entre Icict e CCS deu início à reformulação das áreas da Presidência no Portal Fiocruz, tornando as páginas de Vice-Presidências e Assessorias e mais dinâmicas e informativas.  

O monitoramento da audiência e das perguntas ao Fale Conosco permitiu que o Portal pudesse identificar temas que poderiam ser destacados no conteúdo jornalístico. São frutos desse esforço, por exemplo, a série de reportagens sobre estudantes estrangeiros na Fiocruz e a página de perguntas e respostas sobre a esporotricose, que ganhou destaque editorial. Foram realizados ainda diversos treinamentos com representantes de Vices e de outras áreas da Fiocruz, que podem atualizar suas respectivas páginas no portal, na busca por ampliar seu caráter colaborativo. 

No fim de 2014, o Portal Fiocruz já registrava 12,6 milhões de visualizações de página e 3,4 milhões de sessões.  Comparando-se os indicadores do último semestre de 2012 com o mesmo período de 2014, temos um aumento de 117,64% no número de sessões; de 140,12% na quantidade de usuários; e de 49,40% nas visualizações de página.

Ferramenta “Fale Conosco” – Portal da Fiocruz

Serviço mantido pelo Icict, representa um dos canais de comunicação da Fiocruz com a sociedade.

Das mensagens recebidas cerca de 80% são respondidas diretamente pela equipe do “Fale Conosco” do Portal (mensagens finalizadas + pedidos de detalhamento ao cidadão) e cerca de 20% são redirecionadas para outras instâncias do Fale das Unidades da Fiocruz.

Tempo de resposta às solicitações feitas através da Ferramenta “Fale Conosco” do Portal da Fiocruz - 2013

Com relação ao tempo de resposta das mensagens a maioria das solicitações é respondida em até três dias úteis, o que está bem abaixo do prazo estabelecido pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que é de 20 dias podendo ser prorrogado por mais dez desde que justificado para o usuário.

Tempo de resposta às solicitações feitas através da Ferramenta “Fale Conosco” do Portal da Fiocruz - 2014

As áreas mais procuradas pelos usuários da ferramenta são, a área de Ensino e Cursos com 23% das demandas recebidas no ano de 2014, desconsiderando os cursos na modalidade a distância. Se somarmos as duas áreas, este total vai para 40%. Seguido de Oportunidades (demandas por estágios, vagas de empregos e bolsas) com 14%, Serviços de Saúde e atendimento em geral 6% e outros 5%.

Com relação a busca por informações sobre Serviços de Saúde e atendimento em geral o Gráfico abaixo apresenta os 10 assuntos mais buscados em 2014, sendo que diferente dos anos anteriores aparece a solicitação de informações sobre ebola.

10 agravos mais buscados na ferramenta “Fale Conosco” do Portal da Fiocruz - 2014