Rede de Bancos de Leite Humano

Icict e rBLH participaram em 2012 da mobilização pela criação do “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”, simbolizando a importância do ato de doar leite humano como salvaguarda diária das vidas de milhares de crianças. A ação também envolveu o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Ministério brasileiro já encaminhou proposta para alterar o Dia Nacional para 19 de maio. Cerca de 23 nações estão realizando movimentos com o intuito de fortalecer esta proposta, com previsão de ser aprovada em 2014. A mobilização já envolve América Latina, Caribe hispânico, Haiti, Península Ibérica e África, e está sendo levada à Europa.

Em 1943, no então Instituto Nacional de Puericultura, hoje IFF, foi implantado o 1° Banco de Leite Humano do Brasil. Em 1988, por iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, foi criada a Rede BLH-BR, cuja consolidação ocorre combinada com sua expansão e resulta de um processo histórico caracterizado pela busca da qualidade associada à experiência e conhecimentos acumulados pelo Banco de Leite do IFF. Atualmente, a rBLH atua inclusive com parcerias internacionais. Em 2012, 20 cursos sobre bancos de leite humano foram ministrados no Brasil, Bolívia, Colômbia, El Salvador, Equador, Honduras, Nicarágua, República Dominicana e Cabo Verde, resultando em 260 profissionais treinados.

Também no campo da cooperação internacional, o Brasil participou da inauguração do primeiro banco de leite humano em El Salvador e na Nicarágua. O BLH de El Salvador foi inaugurado em 8 de outubro de 2012, no Hospital Especializado de Maternidad, em San Salvador, com infraestrutura construída com equipamentos financiados através da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. Na Nicarágua, em 1º de novembro, com equipamentos doados pelo Brasil e obras de infraestrutura feitas pelo governo nicaraguense, o BLH foi inaugurado no Hospital de La Mujer Bertha Calderon Roque, em Manágua.

 

Coordenação – João Aprígio