Saúde no Brasil 2030

Traçar diretrizes para ações de saúde que resultem em mudança do panorama brasileiro em 20 anos foi o ideal que deu início, em 2010, ao projeto Saúde no Brasil 2030, conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mediante um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), com participação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o apoio financeiro do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (FNS), num esforço de estudos, debates, negociações e planejamento estratégico de longo prazo.

O projeto resultou no livro A Saúde no Brasil em 2030: diretrizes para a prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro, lançado em 2012, disponível tanto em versão impressa quanto no pdf online em http://www.fiocruz.br/editora/media/Saude_Brasil_2030.pdf. A mudança proposta no livro leva em conta a obtenção de melhores indicadores de justiça social, igualdade social, educação, emprego e saúde.

José Carvalho de Noronha, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e um dos organizadores do livro, destacou à Revista de Manguinhos que prospecção estratégica não é um exercício para prever o futuro da saúde, mas é possível e desejável traçar um horizonte de
desenvolvimento a partir da história recente da saúde e de um diagnóstico atual de aspectos demográficos, epidemiológicos, sanitários, sociais e econômicos.

“Dentro desse rol de possibilidades, identifica-se o que é possível, o que é plausível e o que é provável. A tarefa seguinte é delinear as estratégias necessárias para que o provável seja deslocado até coincidir com o preferível”, disse o pesquisador.

Além deste, foram lançados no ano de 2012 os seguintes livros produzidos e/ou organizados por pesquisadores do Icict: Protecting Health from Climate Change: Vulnerability and Adaptation Assessment, de K. Edbi et al. com a participação do pesquisador Crhistovam Barcellos; Trocando Seis por Meia-Dúzia. Suicídio Enquanto Emergência do Rio de Janeiro – organizado pelo pesquisador Carlos Eduardo Freire Estellita-Lins; a segunda edição de Políticas e Sistema de Saúde no Brasil, organizado com participação do pesquizador José Carvalho de Noronha; Ciências, Políticas Públicas e Sociedade Sustentável, de Carlos José Saldanha Machado. As referências dos livros estão listadas entre as Produções Científicas ao final deste Relatório.

 
Fonte: Aplicativo Relatório de Atividades / Icict