Fundação Oswaldo Cruz
Plano Fiocruz 2022
Durante o VI Congresso Interno da Fiocruz, realizado em outubro/2010, foram definidas estratégias para um plano de longo prazo para a instituição tendo como alcance o ano de 2022. Esta estratégia apresenta-se descrita no Mapa Estratégico da Fiocruz, destacando-se:
A visão da Fiocruz com horizonte em 2022; as macrodiretrizes estratégicas, construídas em uma primeira perspectiva orientadora das demais, considerando a sociedade; uma segunda perspectiva que se ocupa dos processos estratégicos, que são focos centrais de sua atuação; e uma perspectiva que trata da gestão dos recursos basais para desenvolvimento da Fiocruz.
Missão da Fiocruz Produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde e que contribuam para melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais. |
VII Congresso Interno da Fiocruz
Planejamento Quadrienal da Fiocruz - 2015/2018
Em sua estrutura de governança, a Fiocruz tem o Congresso Interno, órgão máximo de representação da comunidade da Fundação Oswaldo Cruz que é realizado a cada 4 anos, sendo presidido pelo Presidente da Fiocruz; Diretores e composto por delegados eleitos pelas Unidades. A ele compete deliberar sobre assuntos estratégicos relacionados ao macroprojeto institucional, sobre o regimento interno e propostas de alteração do estatuto, bem como sobre matérias de importância estratégica para os rumos da instituição.
No ano de 2014, a Fundação voltou-se para a realização de seu VII Congresso Interno, no período de 19 a 22 de agosto, com o tema “Conhecimento e inovação para o Sistema Único de Saúde”.
Durante o VII Congresso Interno foi discutida e aprovada a Carta Política (Documento Anexo) e discutido o Documento de Referência com seus eixos estruturantes que tratam de: Atenção, Promoção, Vigilância, Geração de conhecimento e Formação para o SUS. Ciência & Tecnologia, saúde e sociedade; Complexo produtivo e de inovação em saúde. Saúde e sustentabilidade socioambiental e, Saúde, Estado e cooperação internacional.
A aprovação deste Documento com todas as sugestões propostas pelos grupos ocorreu na Plenária realizada nos dias 1 e 2 de dezembro de 2014.
O Icict participou deste processo de avaliação e planejamento da Fundação em reuniões dos setores e Câmaras Técnicas, para análises do Documento de Referência, e em três Assembleias do Instituto, realizadas nos meses de julho e agosto que consolidaram as contribuições do Icict e elegeram seus representantes: 15 Delegados, 5 Suplentes e 2 Observadores.
O Icict apresentou moção que foi aprovada no VII Congresso Interno
Na moção intitulada “Carta Compromisso do VII Congresso Interno em defesa da política de acesso aberto ao conhecimento e do uso preferencial do software livre”, subscrita por 159 delegados e aprovado por unanimidade na plenária do VII Congresso Interno, a Fiocruz reafirma seu compromisso com as políticas e diretivas institucionais de informação e comunicação e de gestão de TI, que apontem para o uso preferencial de softwares livres sempre que for factível esta alternativa, assim como pela consolidação e avanço da aplicação da política de acesso aberto ao conhecimento na instituição.
O Congresso recomenda às áreas de gestão de TIC da Fiocruz que se abstenham especialmente do uso de softwares proprietários, para sistemas de correio eletrônico, e também de sistemas de gestão que tenham similares em versão em software livre disponíveis e com capacidade testada na Fiocruz, ou no Portal do Software Público Brasileiro. A moção é apresentada na integra, anexa a este Relatório.