Ensino

20 Anos de ensino

Em 2013, o Icict comemorou 20 anos de atividade de Ensino. O primeiro curso oferecido pela Unidade foi de Atualização em Comunicação e Saúde, em 1993 por iniciativa da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Ensp, unidade da Fiocruz à época habilitada para a certificação dos participantes.

Para marcar esta data, foram realizadas uma série de aulas especiais, seminários, publicações temáticas e minicursos realizados na Biblioteca de Manguinhos no período de 8 a 12 de abril, data de comemoração do aniversário do Icict.

Avaliação Trienal da Capes            
O PPGICS aumenta sua nota para 5

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do MEC responsável pela pós-graduação stricto sensu, realiza a cada triênio a avaliação dos programas conforme estruturação dos cursos e padrões estabelecidos de desempenho. 

O PPGICS - Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, no início de suas primeiras turmas - mestrado e doutorado -, em setembro de 2009, recebeu da Capes a nota 4, dentro de uma escala máxima de 6, para sua área interdisciplinar, uma avaliação positiva para início de um curso. 

Em seu primeiro triênio completo, ainda sem formar os primeiros doutores, o PPGICS obteve aumento de nota na avaliação da Capes, passando de 4 para 5.

Na avaliação, os destaques foram para os ótimos indicadores em relação à produção intelectual, à consistência da proposta do programa, que apresentou reflexões sobre os desafios, bem como as perspectivas de futuro e indicaram maturidade e compromisso institucional com vistas ao aprimoramento do Programa.

O PPGICS aderiu ao Convênio Fiocruz/Capes no âmbito do Programa Brasil sem Miséria, com processo seletivo específico para projetos de doutorado. Foram aprovados 5 candidatos. 

Participação no Doutorado Internacional “Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida” oferecido em regime de co-tutela com a Universidade de Coimbra. A iniciativa foi implementada no âmbito do Convênio Geral de Cooperação firmado em 2010 entre as instituições. Busca-se oferecer formação avançada com aquisição de competências que articulem diferentes áreas de conhecimento ligadas à saúde global. O curso estrutura-se a partir de três temas centrais relacionados ao panorama e aos desafios da saúde no mundo contemporâneo: direitos humanos e saúde; conhecimento e justiça cognitiva; globalização e políticas da vida.

Regulamentação de estágios de pós-doutoramento: a normatização, aprovada pela CPGICS, para ingresso e supervisão de estágios de pós-doutoramento, respondendo ao aumento da procura por esse tipo de vínculo.

Fortalecimento da internacionalização do PPGICS

O PPGICS intensificou as parcerias interinstitucionais e avançou em seu processo de internacionalização.
Curso em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), ofertado pela professora Hélène Romeyer, pesquisadora do Instituto de Comunicação da Université Stendhal (Grenoble / França).
Curso em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ofertado pelo pesquisador Craig Brandist, professor de Teoria da Cultura e de História Intelectual do Departamento de Estudos Russos e Eslavos da Universidade de Sheffield, na Inglaterra.
Palestra com Eni Orlandi, precursora no Brasil da teoria de Análise do Discurso. “Sentidos em fuga: efeitos da polissemia e do silêncio”, disponibilizada pela VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz em seu canal no Youtube. 

Processo interno de avaliação do PPGICS

No decorrer de 2014, o Programa iniciou seu processo interno de avaliação, contemplando os temas estruturais privilegiados pela Capes, à luz de sua própria trajetória: Área de Concentração e Linhas de Pesquisa: novos enunciados das linhas de pesquisa foram construídos e aprovados pelo Colegiado de Professores e CPGICS; Corpo Discente; Percurso Acadêmico e Estrutura Curricular; Corpo Docente, incluindo Critérios e Processo de (Re)Credenciamento Docente.

Programa de pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde

Linhas de pesquisa PPGICS

Linha 1: “Produção, organização e uso da informação em saúde”

  • Dedica-se à análise das políticas, modelos, processos e práticas de produção, organização, avaliação e uso da informação e do conhecimento no campo da saúde coletiva. A partir de múltiplas perspectivas teórico-metodológicas, prioriza-se o estudo de:
  • Regimes de produção, regulação e novas dinâmicas de pesquisa científica em saúde;
  • Inquéritos e pesquisas nacionais de saúde; - repositórios, ambientes virtuais, redes sociais e sistemas de informação;
  • Práticas culturais, técnicas e tecnologias; - linguagens, padrões e indicadores; 
  • Prospecção e estudos métricos em ciência e tecnologia;
  • Adequação de métodos que utilizem informações dos sistemas nacionais de informação para avaliar situações de saúde; - sistematização e análise das informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento da situação de saúde brasileira e seus determinantes socioambientais.

Linha 2: “Informação, Comunicação e Mediações”

  • Tomando o direito à comunicação como inerente ao direito à saúde, estuda as relações entre instituições, profissionais de saúde e de comunicação e a população, em suas diversas formas de organização, em seus processos de produção, circulação e apropriação dos sentidos sociais. Dedica-se à discussão conceitual e ao desenvolvimento de metodologias que levem à melhor compreensão da natureza e das características das mediações culturais, sociais, políticas, institucionais e tecnológicas envolvidas em tais processos. Seus projetos priorizam:
  • A análise de produtos, práticas, processos e sistemas de comunicação, bem como de políticas públicas nesses domínios;
  • O estudo das relações entre mídia e saúde, em suas múltiplas formas discursivas;
  • A análise sobre a produção de sentidos nos novos espaços e ambientes de comunicação, com ênfase nos que se desenvolvem a partir de tecnologias virtuais;
  • Estudos que evidenciem e ampliem a compreensão do lugar da comunicação nos processos sociais e nas relações de poder na sociedade, bem como a relação entre comunicação e produção das desigualdades sociais em saúde.

Programa de ensino - CTI -BLH

Cursos de Atualização registrados na Secretaria Acadêmica do Icict:

  • Processamento e controle de qualidade do Leite Humano I: fundamentos teóricos (BLH 101)
  • Processamento e controle de qualidade do Leite Humano II: aspectos práticos (BLH 102)
  • Gestão e informação em Banco de Leite Humano I – fundamentos e práticas (BLH 103)
  • Gestão e informação em Banco de Leite Humano II – ferramentas de gestão para certificação (BLH 104)
  • Amamentação: A relação entre o biológico e o social na perspectiva da comunicação (BLH 202)

Nos anos de 2013 e 2014 foram 1.060 profissionais capacitados nos cursos oferecidos pelo Icict e IFF dentro do Programa Institucional, destes 564 profissionais nos cursos presenciais no Brasil e 405 no exterior, além dos 91 profissionais formados nos cursos dentro da 
estratégia de Educação à Distância.

Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde

Dentre os alunos da primeira turma de Doutorado do PPGICS três realizaram um período do curso
em Instituições de outros países:

 • Marcelo Simões: Universidade de Utrecht – Holanda
 • Mariana Bteshe: Université Paul Sebastier III – França
 • Patricia Henning: Universidade de Coimbra – Portugal
 

 

Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde