ICICT nas Redes Sociais

A fim de problematizar as complexas a atuais questões da sociedade em rede, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), com o apoio da Presidência da Fiocruz e da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação, através do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), realizou, de 28 a 31 de outubro de 2012, o XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib). A discussão do tema A informação na sociedade em rede para a inovação e o desenvolvimento humano visou estimular o debate para a proposição de políticas públicas de informação e inovação. A importância do tema foi constatada pelo volume de 480 resumos submetidos aos avaliadores dos 11 grupos de trabalho, número expressivo para um campo de pesquisa considerado ainda recente.
 
Desses 480, 314 trabalhos foram aprovados, sendo 246 para apresentação oral e 68 pôsteres digitais. Inscreveram-se no Encontro 704 pessoas, das quais 618 compareceram. O programa científico foi baseado em apresentações orais e pôsteres, segmentados nos seguintes grupos de trabalho: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação; Organização e Representação do Conhecimento; Mediação, Circulação e Apropriação da Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações; Política e Economia da Informação; Informação, Educação e Trabalho; Produção e Comunicação da Informação em CT&I; Informação e Tecnologia; Museu, Patrimônio e Informação; Informação e Memória; e Informação e Saúde.

Em 2011, no XII Enancib, organizado pela UnB em Brasília, 255 trabalhos foram selecionados para as apresentações previstas nos 11 Grupos Temáticos. A partir de moção proposta em 2010 pelo Icict, desde 2011 foi incluído no Enancib o GT 11: Informação e Saúde. Em 2012, no XIII Enancib, este organizado pelo Icict no Rio de Janeiro, foram escolhidos como melhores trabalho no GT 11: “Qualidade das revisões sistemáticas brasileiras da área de medicina e saúde pública em periódicos nacionais”, de autoria de Martha Silvia Martínez Silveira Berbert; e “Análise do ambiente SIS Médicos e a cultura a partir da arquitetura da informação: enfocando o sistema de organização”, de autoria de Márcio Bezerra da Silva. No biênio 2012-2014, o GT 11 passou a ser coordenado pela Profa. Cristina Guimarães, do Icict/Fiocruz.

No XIII Enancib, o Icict/Fiocruz também ofereceu os seguintes cursos: Acesso a Informação Científica e Tecnológica; Zotero Standalone: gestão bibliográfica para uso em pesquisa; Fontes de Informações para Estudos e Pesquisas em Ciência da Informação; e Mendley. O Enancib é voltado a professores, pesquisadores, profissionais (mestres e doutores) e estudantes de pós-graduação stricto sensu vinculados aos cursos e programas de pós-graduação e àqueles que se dedicam à pesquisa científica em Ciência da Informação e em á reas afins.

 
Fontes: www.fiocruz.br/icict – Manual de Mídias Sociais da Fundação Oswaldo Cruz