Mensagem do Diretor
Este Relatório de Atividades 2013-2014 informa sobre a avaliação dos resultados do cumprimento da última etapa da execução do nosso Plano Quadrienal de 2011-2014 e com certeza, os dados obtidos para a sua edição foram de fundamental importância no processo de construção da nossa 5ª Oficina de Gestão, da qual resultou o Plano Estratégico orientador do Plano Quadrienal do Icict 2015-2018, ora em andamento.
O Relatório se publica neste ano de 2016, em que comemoramos os 30 anos da fundação do nosso Instituto, que vem tendo uma contribuição de grande revelo para o reconhecimento do campo da informação e comunicação em saúde como parte inseparável das atividades estratégicas da Fiocruz. O balanço, os dados e as informações aqui contidas demonstram a intensidade e a profundidade em que a comunicação e a informação científica e tecnológica em saúde estão relacionadas de forma transversal com a pesquisa, o ensino e o desenvolvimento tecnológico e a importância da contribuição do Icict.
Um relatório de atividades deve atingir dois alvos muito relevantes em se tratando de órgãos públicos. O primeiro, é permitir conhecer em profundidade a nossa real capacidade de gestão e de alcançar os objetivos e metas aos quais nos propomos num período determinado. Quais foram nossos erros e acertos, onde e o que precisamos corrigir, se fizemos uma gestão eficiente dos recursos humanos da unidade, se administramos e aplicamos, adequadamente, os recursos financeiros disponíveis.
É uma avaliação que pode parecer simples à primeira vista, mas torna-se complexa quando sabemos que esse olhar de observação está se debruçando sobre a ação de 09 grupos de pesquisa, que trabalham em 34 linhas de investigação, que vão desde a “Análise e disseminação de sistemas de informação: construção de indicadores em saúde e ambiente”,
passando pela “Epidemiologia da Aids”, Epidemiologia do abuso de drogas”, “Geoprocessamento e análise espacial de informações em saúde e meio ambiente”, “Monitoramento do desempenho de sistemas de saúde”, “Saúde e mídia”, “Modelagem estatística, matemática e computacional aplicadas à saúde”, só para citar alguns exemplos.
Trata-se de um Relatório que deve dar conta de mensurar se conseguimos manter o padrão de qualidade das nossas bibliotecas físicas e virtuais e o da rede de bibliotecas da Fiocruz, se estamos efetivamente no caminho certo da inovação e modernização dessa área. Com a análise desse Relatório devemos poder perceber que avanços tivemos na implantação da política de acesso aberto ao conhecimento, na produção e difusão de audiovisuais em saúde, na digitalização e preservação de acervos, no desenvolvimento e consolidação dos nossos programas institucionais estratégicos e também no campo do ensino, com nossos cursos de aperfeiçoamento, atualização e especialização e principalmente com o nosso Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Trata-se, portanto, de uma análise vasta e detalhada.
O segundo e igualmente importante objetivo a ser atingido através desse Relatório de Atividades é garantir da forma mais nítida possível, a transparência interna e externa das ações, do desempenho, da aplicação de recursos financeiros e dos resultados atingidos pelo Icict/Fiocruz, como instituição pública a serviço do SUS e da sociedade. Esse objetivo é transcendental para nós e é uma das principais motivações desse Relatório, além de ser um dever e uma responsabilidade iniludível que temos como gestores e servidores públicos.
Humberto Trigueiros
Diretor do Icict | Fiocruz