Laboratório de Comunicação e Saúde (LACES)

MISSÃO

Desenvolver atividades de pesquisa, ensino e metodologias para análise, planejamento, gestão e avaliação das políticas públicas, de processos, de práticas e produtos comunicacionais.

O Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) surgiu em 2006, sua origem remonta aos anos 80, com o Núcleo de Pesquisas em Comunicação (Nepcom), da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, na então Superintendência de Informação Científica.

É responsável pelo Curso de Especialização (lato sensu) em Comunicação em Saúde, e seus integrantes fazem parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) – stricto sensu.

LINHAS DE PESQUISA

– Comunicação e Saúde: políticas públicas e participação social

A linha está ancorada nos princípios constitucionais de equidade, universalidade e integralidade e nas diretrizes de descentralização e participação social, e está focada em estudos sobre políticas, práticas e estratégias de comunicação no campo da saúde; pesquisas teóricas e análises críticas sobre teorias e modelos de comunicação com repercussão no campo da saúde; avaliação e desenvolvimento de metodologias de planejamento, gestão e avaliação de políticas, programas e estratégias públicas de comunicação; estudos críticos sobre as relações entre comunicação e controle social; análise e monitoramento de políticas de comunicação em suas interações com a saúde e estudos sobre redes sociais na saúde.

– Análise das relações entre mídia e saúde

inerente ao direito à saúde e tem como foco os dispositivos pelos quais a mídia participa da produção social dos sentidosA linha de pesquisa desenvolve metodologia de análise e estudos, partindo da noção de direito à comunicação como  da saúde; como o uso das tecnologias de comunicação, de modo isolado ou convergente pode favorecer a ampliação ou restrição desse direito; os processos de mediação na produção de sentido pelas novas mídias e espaços de sociabilidade; os reflexos e as interfaces da economia política da comunicação, marcadamente relacionadas ao âmbito midiático, com as políticas e práticas de comunicação e saúde.