Fiocruz África

Em missão de prospecção a Luanda, capital de Angola, realizada em maio de 2012, a Fiocruz, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, deu continuidade ao Projeto de Capacitação no Sistema de Saúde da República de Angola, país em que executou atividades de reconhecimento e tratamento de acervo bibliográfico; revisão e renegociação das
ações a serem desenvolvidas no âmbito da reestruturação de grades curriculares das escolas técnicas do país; e revisão e renegociação das ações de diagnóstico e treinamento especializado junto ao Instituto Nacional de Saúde de Angola.

Pela Fiocruz, a delegação envolveu representantes do Icict, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Escola Politécnica Joaquim Venâncio, do Centro de Relações Internacionais em Saúde, e do Escritório da Fiocruz em Maputo, Moçambique. Entre os principais temas tratados, foi feita a diplomação dos primeiros mestres angolanos formados pela Ensp e retomado o assunto da continuidade do Mestrado, mas em Angola; foi discutida a reestruturação das grades curriculares dasescolas técnicas angolanas; e também foi tratado do diagnóstico da rede de bibliotecas do Ministério de Saúde de Angola (Minsa).

Na ocasião, foi apurado que o acervo doado pelo Icict/Fiocruz ao Minsa, em 2009, não fora catalogado e aguardava a construção de uma biblioteca num prédio da Enspa (Escola Nacional de Saúde Pública de Angola). Foi informado que é difícil a capacitação na área de informação e biblioteconomia no país, tendo o Icict assumido o compromisso de realizar capacitações naquele país. Diversos pontos de cooperação técnica entre os dois países foram acertados durante a missão.

Em Moçambique, a visita do Icict a Maputo serviu para mapear os investimentos necessários, em informação e comunicação em saúde, para a reformulação do Instituto Nacional de Saúde do país africano. A visita foi parte das iniciativas para a implementação do Plano Estratégico do INS 2010-2014. Entre as ações de cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict e o Departamento de Ensino, Informação e Comunicação do INS de Moçambique, foi previsto o incremento do ensino em informação e comunicação no país africano, com a criação de um curso de especialização em informação e comunicação em saúde e um curso de iniciação/atualização em geoprocessamento. Também foi assinado, posteriormente, um termo de referência encaminhando o projeto de criação do Instituto da Mulher, Criança e Adolescente em Moçambique.

Coordenação Cooperação Internacional: Adir Glusing