Gestão de acervos bibliográficos

Compreende ao desenvolvimento e aplicação dos critérios técnicos que viabilizam as aquisições e perpetuidade dos periódicos técnico científicos (impresso/on-line) e dos livros eletrônicos (e-book). 

Conjuga-se ao princípio da perpetuidade da informação a preservação dos acervos físicos das Bibliotecas da Fiocruz, que estão distribuídas no Campus Manguinhos e em outros estados da federação. Também tem sob sua responsabilidade a comercialização das bases de dados bibliográficas de interesse da comunidade científica da Fiocruz. Subsidia, ainda, a gestão administrativa dos meios que pactuam as relações jurídicas 
entre a Fiocruz e os diversos fornecedores dos bens supracitados.

Realiza a compilação dos diversos títulos solicitados pelos laboratórios e serviços do Icict (com exceção das bibliotecas), para, após as aquisições, oferecer às publicações o devido processamento técnico através da Biblioteca de Manguinhos.

As aquisições de periódicos Técnicos científicos são realizadas em favor das Bibliotecas, determinado à Gestão de Acervos Bibliográficos o papel mediador entre as bibliotecas e as instâncias de gestão do Icict da Fiocruz.

Preservação de acervos bibliográfico

A Seção de Preservação de Acervos Bibliográficos surge em 1997 motivada por dois episódios de contaminação, a primeira uma contaminação fúngica originada no sistema de refrigeração que atingiu todo o Pavilhão Haity Moussatché, onde foi necessário higienizar 760.000 volumes; e outra uma infestação de brocas na Seção de Obras Raras, localizada no Pavilhão Mourisco onde foi necessário tratar todo o acervo. 

Está ligada a uma ação global que deve retardar e prevenir os danos nos documentos através de medidas profiláticas, a fim de evitar alterações dos documentos, já que os acervos de bibliotecas são basicamente constituídos por materiais orgânicos e, como tais, estão sujeitos a um contínuo processo de deterioração.

 

As ações de preservação vão desde o cuidado com o risco de danos ao acervo no entorno dos prédios, com o ambiente em que as obras estão armazenadas e com o acervo especificamente, item a item, a atividades de higienização, acondicionamento, pequenos reparos, encadernação, etc. 

Também são realizados treinamentos e orientações técnicas aos demais departamentos que possuem acervos bibliográficos, visando à proteção dos acervos bibliográficos da instituição.

Realiza, também, o processo prévio para a digitalização dos acervos bibliográficos raros e especiais, permitindo a preservação e a maior visibilidade do acervo.

A Seção de Preservação de Acervos Bibliográficos implementa planos e ações de preservação, entre eles: 

  • Vistoria e diagnóstico frequentes das condições físicas;
  • Higienização do acervo;
  • Monitoramento ambiental;
  • Pequenos reparos nas coleções;
  • Encadernação;
  • Capacitação na área;
  • Consultoria interna e externa;
  • Gerenciamento do plano de risco;
  • Tratamento prévio para o processo de digitalização.