Laboratório de Informação em Saúde (LIS)

MISSÃO

Gerar, sistematizar, analisar e divulgar informações de interesse para a formulação de políticas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira, e seus determinantes sociais e ambientais.

Criado em 1986, o Laboratório de Informação em Saúde (LIS) desenvolve atividades em diversos níveis envolvendo a pesquisa, o aprimoramento de metodologias de análise de dados, o ensino em nível de pós-graduação e a cooperação técnica com diversas instituições integrantes do sistema de saúde brasileiro e instituições internacionais.

Um dos principais produtos do LIS tem sido o desenvolvimento de diversos Sistemas de Informação em Saúde, em colaboração com o MS e o IBGE, para coleta de dados e análise dos bancos de dados existente em nível nacional, descritos mais detalhadamente ao final deste item sobre Pesquisa.

Com os aprimoramentos nas áreas de geoprocessamento e análises espaciais foi criado o Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo) com objetivo de gerar, adequar e atualizar dados gráficos e não-gráficos georreferenciados em Sistemas de Informação Geográfica de maneira a permitir o desenvolvimento de análises espaciais relacionando aos dados socioeconômicos. O LabGeo realiza cursos periódicos de atualização e capacitação de profissionais do SUS sobre metodologias de “Análise espacial e geoprocessamento em saúde” (80H/ 20 vagas).

Com relação a pesquisas epidemiológicas, temos o grupo de pesquisa sobre a temática do consumo de drogas que atualmente, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJ), vem desenvolvendo o maior estudo já realizado no país sobre usuários de Crack, contribuindo para tomada de decisão com os formuladores de políticas públicas.

LINHAS DE PESQUISA

– Produção, análise e disseminação de informações sobre as condições de vida e saúde da população brasileira.

Esta linha de pesquisa tem como objetivo produzir análises sobre grandes problemas brasileiros como a epidemiologia da Aids e políticas públicas; o monitoramento e avaliação da mortalidade infantil; o abuso de drogas e a violência; políticas, monitoramento e análise da saúde do idoso; e os efeitos das mudanças ambientais e climáticas sobre a saúde. Os resultados das pesquisas são divulgados em sites voltados para a disseminação de indicadores e de textos técnicos.

– Produção, análise e disseminação de informações sobre o sistema e os serviços de saúde.

Nesta linha de pesquisa são produzidas e disseminadas informações voltadas para a avaliação do desempenho dos sistemas de saúde; avaliação do acesso e uso de serviços de saúde; avaliação da qualidade da atenção e segurança do paciente; análise da estrutura e distribuição espacial dos serviços de saúde.

– Desenvolvimento de técnicas de coleta e análise de dados de saúde e ambiente

Nesta linha de pesquisa são desenvolvidas e aplicadas técnicas estatísticas para a coleta e análise de dados de inquéritos populacionais; uso de dados secundários para análise de situação de saúde; avaliação da qualidade dos dados nos sistemas de informação de saúde; e técnicas de geoprocessamento e análise espacial em saúde e ambiente.