SINITOX

fiocruz.br/sinitox

O Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas - SINITOX, criado em 1980 pelo Ministério da Saúde, está vinculado à Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ – através de seu Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICICT.

Tem como principal atribuição coordenar o processo de coleta, compilação, análise e divulgação dos casos de intoxicação e envenenamento registrados pelos 34 Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATs), localizados em 19 estados e no Distrito Federal.

Esses Centros possuem a função de fornecer informação e orientação sobre o diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção das intoxicações, assim como sobre a toxicidade das substâncias químicas e biológicas e os riscos que elas ocasionam à saúde. Funcionam em regime de plantão permanente, 24 horas por dia, todos os dias do ano, e seu atendimento pode ser realizado via telefone e/ou de forma presencial.

Dentre as atividades desenvolvidos pelo Sinitox neste período pode-se dar destaque para o projeto: “Verificação da presença de plantas tóxicas em escolas públicas: transformando risco em informação”. Este trabalho foi realizado em 90 escolas públicas municipais e gerou como produtos: relatórios com orientações para as escolas participantes, além de um livro, cartazes, folders sobre o tema e palestras conferidas em outras instituições, como Furnas Centrais Elétricas.

Em 2013, foi iniciado o processo para construção da Base de Óbitos do Sinitox, que disponibilizará esses registros desde 1986. Essa atualização propiciará ao usuário a construção de tabelas personalizadas, nas quais poderá escolher, dentre uma lista já definida, as variáveis que comporão a linha, a coluna e a seleção que julgar interessante. O projeto será finalizado e entregue em meados de 2015.

Em 2013 foi publicado o artigo intitulado “Informação sobre intoxicações e envenenamentos para a gestão do SUS: um panorama do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas – SINITOX”. O trabalho apresenta um breve relato sobre a história do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) e como se deu o processo de construção de sua base de dados, características e limitações das informações disponíveis para o período de 1985 a 2010, bem como propostas de melhoria para a disponibilização dos dados desse sistema.

Além disso, o Sinitox realizou numerosos atendimentos aos usuários através de seu e-mail (sinitox@icict.fiocruz.br) e telefone (21 38653247), sanando dúvidas sobre intoxicações e envenenamentos, em especial sobre os dados disponibilizados pelo sistema em seu site e fazendo encaminhamentos aos CIATs, em caso de solicitações de atendimento clínico.

Fonte: Coordenação Sinitox/LICTS/VDEPDT/Icict/Fiocruz