SELO FIOCRUZ

O Selo de distribuição de audiovisuais em saúde Fiocruz Vídeo foi instituído pela Portaria da Presidência da Fiocruz de nº 443, de 25/07/2006, que estabelece, como coordenação executiva, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz para a produção e difusão de vídeos sobre saúde e temas afins; e a Editora Fiocruz na distribuição e comercialização dos vídeos produzidos.

Em sua criação, preservou-se os direitos patrimoniais dos títulos distribuídos nas três modalidades: vídeos já produzidos (direitos adquiridos), vídeos da própria Fiocruz (direitos patrimoniais integrais ou majoritários) e vídeos para produção selecionados em Edital Público (Carteira de Produção), que prevê a aquisição de direitos exclusivos sobre a obra.

Em 2008, com o objetivo de divulgar os principais problemas de saúde pública à população e incentivar a produção audiovisual, foi lançado um edital público para o concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas de curtametragem e de média-metragem dos gêneros animação, documentário e ficção destinados a produtores independentes e às empresas produtoras.

Participaram 155 projetos onde foram selecionados e classificados sete vídeos ganhadores de curta e média metragem dos gêneros documentário, ficção e animação. Os vídeos ganhadores foram lançados, no final de 2009, no IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco), em Recife.

DISTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS

Para atender aos usuários do Selo são realizadas milhares de cópias, a cada ano, possibilitando a distribuição dos vídeos que podem ser adquiridos, a preço de custo, por meio da Editora Fiocruz. Os vídeos também são exibidos em canais universitários, comunitários e educativos sem fins lucrativos.

Atualmente, são 11 os títulos do Selo Fiocruz Vídeo, com a incorporação do vídeo “Alzheimer: mudanças na comunicação e no comportamento” em 2011, e dois vídeos “Baniwa – uma história de plantas e curas” e “Cinematógrafo Brasileiro em Dresden” no ano de 2012.

* A relação completa de vídeos com o Selo Fiocruz encontra-se anexada ao final deste Relatório (Anexo I).

 

EDITAL DO SEGUNDO CONCURSO DE APOIO A OBRAS AUDIOVISUAIS - 2013

Está previsto para o ano de 2013/2014 o edital de lançamento do segundo concurso, tendo como proposta o apoio à produção de obras audiovisuais inéditas, nos gêneros animação e documentário, voltadas para temáticas de interesse da saúde pública, destinado a fomentar as criações das empresas produtoras.

O concurso estará destinado somente a empresas produtoras brasileiras da atividade audiovisual desde que devidamente habilitadas com suas obrigações fiscais e previdenciárias, bem como frente às demais exigências da legislação para a participação em concorrências públicas.

Serão apoiados dez projetos nas diferentes modalidades e gêneros conforme especificação definida no edital.

 

Coordenação – Umberto Trigueiro

Fonte: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz