Gestão do trabalho
Concurso Fiocruz 2014
No Concurso Fiocruz 2014, o ICICT agregou 11 servidores (04 Pesquisadores e 07 Tecnologistas), posteriormente, do quadro de excedentes, contemplou outros 06 Tecnologistas e 01 Técnico à equipe.
Programa de ambientação de novos profissionais
Entre 2013 e 2014 foram realizados 15 eventos dentro do Programa de Ambientação, que recepcionou 35 novos profissionais do Instituto.
A programação do Plano Anual de Capacitação para o exercício de 2014 ocorreu em outubro de 2013 e não contempla servidores na situação de cedidos ou que se encontrem em afastamentos.
Avaliação de desempenho
A Avaliação de Desempenho Institucional engloba a pactuação e verificação dos resultados referentes às metas globais da Fiocruz (50 pontos) e metas intermediárias das Unidades (30 pontos).
A etapa de Avaliação de Desempenho Individual (ADI) contempla a pactuação e verificação dos resultados referentes a metas individuais (14 pontos) e Avaliação dos Fatores Mínimos (6 pontos). No ciclo 2013/2014, o processo de ADI teve início em julho/2013 e terá sua conclusão em junho/2014, sendo dividido em quatro fases:
Fase 1: Pactuação de Metas – (realizada em julho/2013) cada servidor registrou no Sistema seu Plano de Trabalho Individual (PTI) com as metas individuais. Para esse ciclo o servidor definiu e registrou um mínimo de duas e o máximo de seis metas, registrando ainda o número de pontos para cada meta cuja soma está definida em 14 pontos;
Fase 2: Monitoramento/ repactuação de metas – período para monitoramento ou ajuste dos objetivos de equipe, ajuste de metas, alterações de lotação de servidores e inclusão dos que se encontravam em afastamentos ou licenças na Fase I.
Fase 3: apuração das metas e Avaliação de fatores mínimos - Após encerramento do prazo estabelecido para o cumprimento das metas, os resultados são informados pelos servidores com relação as metas e também é efetuada a avaliação de fatores mínimos de desempenho. Cada servidor realiza a sua auto avaliação, avalia os membros de equipe e sua chefia. Um relatório é emitido com a apuração das metas individuais (14 pontos) agregado do apurado como fatores mínimos (06 pontos).
Fase 4: Retorno dos resultados (Feedback) – Momento de ciência dos pontos apurados, conversa entre chefia e servidor e quando necessário, elaboração de Plano de Desenvolvimento Individual voltado para capacitação e ações de melhoria para o desempenho do servidor no próximo ciclo.
Exames periódicos
Importante atividade institucional da área de saúde do trabalhador, realizada para os servidores, de modo a identificar sua atual condição de saúde, analisar suas condições de ambiente/processo de trabalho e mapear situações de riscos e agravos.
A Fiocruz priorizou a realização deste processo no ano de 2013, definindo-o dentro do processo de Avaliação de Desempenho Institucional como indicador global (Índice de trabalhadores com exame periódico atualizado), desmembrando parte desta execução ao Icict.
Etapas do Processo:
Sensibilização dos trabalhadores sobre a questão da saúde profissional e do alcance da meta. No Icict ocorreu um lançamento solene com a presença dos servidores, Diretor de Recursos Humanos e corpo estratégico do NUST, realizada em 2013;
Adesão on-line por e-mail do SGT, realizada em 2013;
Recebimento dos kits, realizada em 2013;
Presença do servidor à rede conveniada para realização de exames laboratoriais e de imagem, realizada em 2013/2014;
Agendamento on-line por e-mail do SGT para visita, realizada em 2013/2014;
Visita física às dependências do NUST onde o servidor é recepcionado por corpo de Enfermagem, passa pela anamnese clínica e registro dos resultados e, por fim, realiza entrevista de avaliação com assistente social ou psicólogo da Fiocruz.
Os dados coletados subsidiarão análise e mapeamento entre ambientes de trabalho e agravos à saúde, realizada em 2013/2014;
Emissão do Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, realizada em 2013/2014.
Encerrado em agosto de 2014 com 56 servidores com Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, representando 30,4% dos servidores da Unidade. |
Fonte: Serviço de Gestão do Trabalho / VDDI / Icict