Lançamento do Documentário "Cinematógrafo Brasileiro em Dresden"
A exposição Dresden, 1911: 100 anos da Exposição Internacional de Higiene abriu as comemorações dos 25 anos do Icict celebrando o centenário da Exposição de Higiene e Demografia realizada cem anos antes em Dresden, na Alemanha, e que trouxe a público imagens e aparelhos científicos exibidos por Oswaldo Cruz no pavilhão do Brasil, único país das Américas a construir um estande próprio no evento. O ponto alto da abertura da exposição foi o pré-lançamento do documentário Cinematógrafo Brasileiro em Dresden. O vídeo foi o primeiro colocado na categoria “Melhor Filme de Curta Metragem de acordo com o Júri Popular” no Festival Internacional de Cinema de Arquivo (RECine), realizado entre os dias 7 e 11 de novembro de 2011, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
O vídeo, de Eduardo Thielen (historiador e pesquisador da VideoSaúde Distribuidora/Icict) e Stella Oswaldo Cruz Penido (pesquisadora da COC/Fiocruz), contém cenas de antigos filmes sobre saúde realizados no Brasil pelo Instituto Oswaldo Cruz e apresentados por Oswaldo Cruz, em 1911, no Pavilhão Brasileiro da Exposição Internacional de Higiene de Dresden, na Alemanha. Traz ainda imagens de filmes que retratam a campanha contra a febre amarela empreendida no Rio de Janeiro por Oswaldo Cruz (com cenas sobre as ações preventivas adotadas pela campanha na cidade) e Chagas em Lassance, com imagens realizadas por Carlos Chagas na cidade mineira de Lassance, onde filmou pacientes com sintomas desconhecidos, o que o levou, posteriormente, a descobrir a doença que levaria seu nome.
Participaram do evento o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o cônsul da Alemanha no Rio de Janeiro, Michael worbs, a vice-diretora de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fundação, Claude Pirmez, o diretor do Icict, Umberto Trigueiros Lima, a vice-diretora de Desenvolvimento Institucional, Adir Glüsing, e a pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz Magali Romero Sá. Na mesma manhã, livros e periódicos científicos alemães pertencentes ao acervo da Fiocruz foram expostos à visitação na Biblioteca de Obras Raras A. Overmeer, no Castelo Mourisco.
Fruto de parceria entre o Icict, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fundação e o Bernhard-Nocht Institut für Tropenmedizin, de Hamburgo, o evento foi uma das atividades de encerramento do Ano de Cooperação Brasil-Alemanha em Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciado em 12 de abril de 2010.