Curso Lato Sensu – Atualização
Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Objetiva capacitar profissionais da área de informação para a compreensão dos processos de trabalho das Bibliotecas e demais departamentos/Setores da Fiocruz, para a utilização de novas tecnologias de informação e para acesso a bases de dados especializadas.
Análise espacial e geoprocessamento em saúde (75 h) – Apresenta conceitos de geoprocessamento e cartografia para o desenvolvimento de Sistemas de Informações Geográficas (SIG); apresenta metodologias de análise espacial, como a estatística espacial, a análise ambiental e o planejamento em saúde; capacita o aluno a utilizar o geoprocessamento como ferramenta de organização e análise espacial dos dados.
Cinema etnográfico, imagem e pesquisa qualitativa em saúde (60 h) – O curso estimula a utilização de novas ferramentas de coleta de dados em pesquisa e propõe discussões sobre novas metodologias de pesquisa com imagens. Também é objetivo do curso despertar interesse para a articulação entre meios digitais domésticos e atitudes de investigação científica.
EAD – Educação não-formal em ambientes virtuais (60 h) – Explora o potencial das tecnologias da informação e comunicação no processo de colaboração e aprendizagem, em atividades de formação permanente; dá a conhecer as principais características do ensino-aprendizagem com a utilização da Internet e promove a interação com as funcionalidades das ferramentas básicas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.
EAD – Andando nas nuvens (60 h) – O curso faz com que o aluno utilize a “nuvem”, Internet, de forma avançada, como ferramenta pessoal e profissional de comunicação, informação e pesquisa. Explora a utilização de aplicativos na Internet para o desenvolvimento do trabalho individual e colaborativo. Estimula o aluno a utilizar a Internet de maneira ativa no ambiente profissional, em longo prazo.
Atualização em mineração de dados em bases estruturadas (módulo básico) - A proposta da atualização em mineraçãoi de dados em bases estruturadas é discutir questões relativas à coleta e tratamento de dados em bases estruturadas; treinar o uso das funções básicas do Vantage Point; estimular a cultura de prospecção tecnológica e discutir novas metodologias
de pesquisa na área.
Processamento e controle de qualidade do leite humano I e II – Fundamentos teóricos e aspectos práticos (45 h) – Contribui para aprimorar o desempenho das instituições do SUS e das voltadas para C&T em Saúde, por meio da capacitação teórico-prática dos profissionais do Banco de Leite Humano (BLH). Prepara o profissional do BLH para aplicar os princípios gerais que orientam o funcionamento do BLH, realizando o processamento do LHO (Leite Humano Ordenhado) de acordo com a RDC 171 e usando o Portal do BLH-Br.
Gestão e Informação em Banco de Leite Humano I e II: Fundamentos e práticas e ferramentas de gestão para certificação (45 h) – Contribui para aprimorar o desempenho das instituições do SUS e das voltadas para a C&T em saúde, por meio da capacitação teórico-prática em gestão de BLH. Promove a avaliação da performance dos BLHs, gerando adequações necessárias para enfrentar os novos desafios da atenção neonatal em termos de segurança alimentar e nutricional.
Oficina VideoSaúde (40 h) – Fornece subsídios para elaboração de propostas de produção de vídeos em saúde. Apresenta as características da produção de vídeos em saúde; elementos de linguagem audiovisual; instrumentos para análise de vídeos em saúde e elaboração de propostas e etapas de produção.
Saúde Mental, comunicação e informação: a questão do arquivo (60 h) – Realiza um estudo introdutório da história da psiquiatria apresentando questões relacionadas com o problema do arquivo (informação e arquivologia) no sentido médico, jurídico, retórico e institucional (gestão), assinalando a importância de manejar a informação na fronteira da ciência, arte e práticas de saúde.
Saúde e jornalismo: introdução aos modos de produzir e analisar (60 h) – Objetiva fornecer a reflexão crítica sobre as relações entre jornalismo e saúde coletiva. Apresenta e exercita propostas teórico-metodológicas para análise da cobertura jornalística sobre temas relevantes da saúde e investe nas articulações texto-contexto.